Projeto de Educação - Dondo

14/04/2011 18:06

 Apresentação:

Jovens Com Uma Missão ( JOCUM ), sempre esteve atuando na área educacional compreendendo e atendendo ao chamado do ide de Jesus.

A proposta pedagógica desenvolvida é pautada em um currículo de caráter cristão.


O Ministério Infantil durante todos esses anos tem focalizado o trabalho para todas às crianças , abrangendo seus familiares e alcançando a comunidade para que eles possam conhecer a Deus, ouvir a sua voz, entender seu propósito ( para que foram criadas ) e trazer transformação ao meio em que vive.

Nossos alunos são ensinados a verdades essenciais sobre o conhecimento de Deus, que os levarão a compreender o propósito de Deus para as suas vidas e a viverem de maneira plena.

Temos a Bíblia como manual, cremos que ela foi inspirada por Deus, e nela contém padões e normas, que irá contribuir na formação da criança as preparando para o mundo, nela retiramos princípios de cidadania. Todas as disciplinas como ( linguagem, matemática, ciências, cidadania e sociedade, arte, educação fisíca, etc), são integradas dentro da Palavra de Deus.

Consciente de que está é uma estratégia para discipular as nações, a JOCUM tem investido em Educação:

ü  Educação Infantil ( Escola Infantil Pequenos Começos )

ü  Reforço Escolar

ü  Saúde Preventiva ( Família Saudável é Família Feliz )

ü  Oficinas de Arte e Cultura ( OFIARTE )

ü  Alfabetização de adultos

ü  Escolas Biblícas de Férias ( EBF )

ü  Treinamento Para Educadores Infantis

 

 Nossa História

 O Ministério iniciou com o Pr Roberto e Célia, fundadores e líderes da Jocum Dondo, eles receberam a Missionária Mira Márcia , juntos iniciaram o trabalho de evangelização através da Escola Infantil Pequenos Começos, como todo trabalho pioneiro, não foi fácil, eles conseguiram construir uma sala de aula, mas faltava todo o material, que foram conseguindo levantar com muitas dificuldades.

Eles contaram com ajuda de um nacional chamado Carlos que auxiliava nas aulas com as crianças. Eles deixaram uma planta para ampliação da Escola, para que outros que viessem pudesse dar continuidade no sonho.

Em 2001 a Escola recebe a contribuição da missionária Ana Maria que se dedicou as crianças.

Em 2007 chega a Missionária Patricia Teixeira, foi necessário algumas mudanças, construiu mais uma sala para dividir as crianças em classes de acordo com as idades, legalizou a escola na Ação Social do Dondo, confeccionou um plano de atividades, regulamento interno, compra de material escolar, equipar as salas com cadeiras e mesas.  Em 2008 chega o Professor Domingos Rendição que tem desenvolvido um bom trabalho até o dias de hoje.

Final de 2008 chega a missionária Lucineide Aníbal, juntos foi possível construir um Projeto para a Escola e criar uma Proposta Política Pedagógica.

Neste mesmo ano realizaram EBF, palestras na comunidade sobre prevenção de doenças, dois treinamentos para educadores infantis.

No final de 2008 inicia a construção do refeitório para as atividades com as crianças.

 

 

 

 

 

 

Justificativa

 

Na comunidade de Nhamainga há um grande número de analfabetismo, a principal atividade e agricultura, a grande maioria produz para sua própria sobrevivência.

Um dos fatores que desfavorece estas crianças e a falta de uma alimentação básica, isto acaba desencadeando outros problemas muitos sérios, tais como: problemas de pele, dificuldade na aprendizagem e no desenvolvimento físico e psicológico.

As casas não têm saneamento básico, são úmidas e  acabam favorecendo as crianças a problemas respiratórios e doenças provenientes a falta deste saneamento, a maioria das casas não possui energia elétrica.

A comunidade possue apenas cinco fontes de água para consumo, para atender aproximadamente 5.000 mil habitantes e as aberturas destes poços são irregulares, e em tempo de cheias (chuva), há epidemia de cólera.

Os habitantes não têm recolhimento do lixo doméstico, e este também favorece a comunidade a vários tipos de doenças e nesta comunidade também há um índice considerados de portadores de HIV. Muitas destas crianças se tornarm vulneráveis por ter perdido seus pais e familiares por sida. “ Dos 1,6 milhões de crianças órfãs do país, mais de 380.000 perderam os pais devido a doenças relacionadas com a SIDA. As crianças órfãs são mais vulneráveis e enfrentam vários riscos, entre os quais viver em agregados familiares chefiados por crianças, exploração e abuso sexual, trabalho infantil perigoso, início precoce de vida sexual e casamento prematuro, fraca frequência e desempenho escolar e fraca saúde emocional e mental”.  Dados da Unicef - https://www.unicef.org/mozambique

Desenvolvemos esta proposta por entender que as crianças precisam de mais atenção nessa fase infantil, por ser a base. Elas precisam ter uma experiência positiva, tendo oportunidade de crescer e se desenvolver em todas as áreas e tendo seus direitos respeitados e garantidos.

Queremos permitir que as crianças desta comunidade tenha um ambiente onde elas possam ser livres para mostrar suas criatividades e se sentirem valorizadas, trabalhamos a auto estima, contribuindo numa educação eficaz, onde elas terão acesso a matérias didáticos e pedagógicos favoráveis a seu desenvolvimento intelectual.

Estamos trabalhando para mudar  a realidade deste local, onde as crianças são vulneráveis, pois desde de pequenos eles recebem a herança que não consegue ser alguém de valor, e acaba enterrando seus talentos, com uma mente sofista e errônea.

Estamos promovendo condições básicas para que esta mente seja transformada e sua realidade mudada.

Entendemos que trabalhando com a  Educação preventiva, poderemos evitar muitas doenças na comunidade e melhorar a qualidade de vida e relacinando melhor com a comunidade.

Objetivos

 

Estimular nos alunos a auto – expressão ( livre, crítica, criativa e consciente ), a auto valorização ( reconhecimento da própria dignidade) , co – responsabilidade ( iniciativa, participação, colaboração ) e a autonomia na construção do conhecimento.

Pregar o plano da salvação para estas crianças, família e comunidade através do evangelho integral.

 

 

 

 

 

“A educação faz com que as pessoas sejam fáceis de guiar, mas difíceis de arrastar; fáceis de governar , mas impossíveis de escravizar.”                 Henry Peter

Atividades

ü  Escola Infantil Pequenos Começos ( Educação Infantil Para crianças na idade de 3 a 5 anos

Oferecemos educação integral para as crianças, elas estão divididas em três classes (Maternal, Jardim e Pre-alfabetização ).

Essas crianças recebem ensinamentos ( linguagem, matemática, ciências, cidadania e sociedade, música, pinturas ( artes ), inglês ,Educação Religiosa Cristã e recreação).

Estaremos contribuindo para um ensino qualificativo, quando eles chegarem a idade de ir para a Escola do governo, já sabem ler e escrever, já vão se abtuar na escola , pela experiência anterior.

 

Resultado Esperado:  Bom desenvolvimento em todas as áreas e alfabetizadas.

 

 

ü Família Feliz é Família Saudável ( Saúde Preventiva para as crianças, familiares e comunidade )

A criança precisa ser assistida integralmente, portanto, procuramos prestar uma assistência na área de saúde, com campanha de profilaxia de doenças comuns a comunidade como ( malária, coléra, sida/Hiv, diarréia e outras), recebemos agentes de saúde e ativistas.

Seguimos o calendário de vacinação do Ministério de saúde, conscientizando os responsáveis das crianças a importância da vacinação e acompanhamos o cartão de vacinação.

As crianças recebem visita de uma enfermeira, onde faz uma avaliação da criança, verificando peso, medida, e frequência de doenças, quando necessário ser encaminhada ao hospital.

“Todos os dias, 320 crianças com menos de cinco anos morrem vítimas de doenças preveníveis e curáveis tais como malária, infecções respiratórias e diarreia. As doenças relacionadas com o SIDA estão a marcar presença rapidamente”. www.unesdoc.unesco.org

 

Resultado Esperado: Crianças, família e comunidade mais saudáveis, conscientes e responsáveis.

 

ü Machambas

Os responsáveis das crianças ajudam a plantar pequenos alimentos como ( cebola,alface, tomate, couve e etc). E as crianças ajudam a cuidar das plantas, assim aprende a época de cultivar, como cuidar das plantas e da terra.

“A malnutrição é uma causa subjacente principal da mortalidade infantil. Cerca de 41 por cento das crianças sofre de malnutrição crónica. Dois terços das crianças entre os 6-59 meses de idade têm uma deficiência de vitamina A, uma condição que as torna mais susceptíveis a doenças infecciosas”. www.unesdoc.unesco.org

 

Resultado Esperado:  Crianças bem alimentadas, sem fome, melhor qualidade de vida, desenvolvimento na aprendizagem.

 

 

ü  Reforço Escolar

Reforço escolar para as crianças da comunidade que tenha a idade entre 7 a 10 anos.

“Existem mais de 650.000 crianças em idade escolar que não estão na escola.Muitas crianças não concluem a sua educação e desistem da escola como resultado da fraca qualidade do ensino, salas de aulas sobrelotadas e da impossibilidade de comprar uniformes, livros e outros custos relacionados com a escola”.www.unicef.org

 

Resultado Esperado:  Melhor desempenho na Escola e aumento na taxa de aprovação.

 

ü  OFIARTE ( Oficina de Arte para a comunidade e alunos )

A rotina dessas crianças é cuidar dos irmãos mais novos, tarefas domésticas, expostos amarginalização e a doenças que assola o país, desinteresse pela aprendizagem, desafeto, falta de orientaçõ profissional, proibidos de sonhar com um futuro melhor, expostos a casamentos precoce, gravidez precose, entre utros maus que estas crianças sofrem por não ter uma ocupação efetiva e consciente.

Oferecemos oficinas de pinturas, danças, teatro, origami, croché, entre outros.

 

Resultado Esperado:  ocupação diária, e torna-las cidadãs que poderam contribuir no desenvolvimento do meio em que vive, sua comunidade e seu país.

 

ü  EBF ( Escola Bíblica de Férias )

No período das férias as crianças tem um grande tempo ocioso, são expostos a perigo de brincar nas ruas, de acidentes domésticos, e outros.

Neste tempo promovemos esta escola para que as crianças na idade de 3 a 10 anos possa ter um tempo de atividades diversificadas e ouvir a palavra de Deus.

 

Resultado Esperado:  Atender um número maior de crianças. Aprendendo e conhecendo mais de Deus.

 

ü  Treinamento Para Educadores Infantis

Estamos promovendo treiname nto na área de Educação Infantil, oferecendo oportunidade para pessoas que trabalham com crianças a ter uma formação básica , de conhecer as etapas do desenvolvimento infantil, cuidar e preservar os direitos das crianças.

Tendo em vista que as pessoas que trabalham em Escolinhas e Centro( Infantários) em sua maioria, são pessoas que não tem formação na área de educação, apenas se dedicam com boa vontade em contribuir cuidando das crianças. Portanto, este projeto proporcionará  uma formação para esses educadores prestar melhor qualidade no atendimento das criança.

“Cerca de metade dos professores do ensino primário do 1° grau não tem formação profissional formal e introduziram-se turnos duplos ou triplos para lidar com a falta de salas de aulas e de professores”. www.unicef.org

 

Resultado Esperado: Melhorar a qualidade no atendimento, no trabalho com as crianças e oferecer uma básica formação na área de educação infantil.